sexta-feira, 5 de novembro de 2010

As tecnolçogias existentes na escola


As tecnologias existentes na escola

Analisando o trajeto evolutivo da própria espécie , constatamos a inquietação do homem perante a sua própria natureza. Há milhares de anos atrás uma simples pedra lascada representou o que havia de mais moderno. Na atual conjuntura tecnológica, avaliar e classificar novas tecnologias se torna tarefa árdua, uma vez que a velocidade de inovação não garante tempo hábil para total domínio do que por hora já se encontra ultrapassado.
A contemporaneidade, também denominada (revolução) era digital tem se mostrado altamente excludente, não há tempo/período de adaptação aos que tentam adentrar nesse novo ambiente.
No âmbito escolar, quais consequências podem ser observadas diante a esse fenômeno?
Primeiramente devemos repensar o que é tecnologia...
Quanta tecnologia há em giz (carbonatos), em um grafite (carbono), em uma folha de papel (celulose)?
Convergente a essa perspectiva, outra questão a ser fomentada é: O quanto os recursos (julgados) ultrapassados foram explorados em sua amplitude?
Ainda que retrógrados os recursos tecnológicos do ambiente escolar (TV, vídeo/DVD, som, câmera fotográfica, data show, etc.) representam para muitos alunos oportunidade ímpar e ao mesmo tempo convêm ressaltar que muitas unidades escolares ainda lutam pelo direito a aquisição de recursos como esses que se caracterizariam como básicos diante a essa nova sociedade que se vê cada dia mais presa e dependente de toda a parafernália criada para suprir necessidades que a grande parcela da humanidade desconhece.
Profº. Alexandre

Um comentário:

  1. Olá pessoal!gostei muito do tema desse blog e concordo com o que foi postado,realmente o que a nossa sociedade precisa é aprender a utilizar de forma correta todas essas tecnologias que a cada dia surgem.Porém ainda temos dificuldades em aceitar e aprender a utilizar todas essas ferramentas que facilitam e podem melhorar nosso trabalho.bjos

    ResponderExcluir