tag:blogger.com,1999:blog-197106207279020192024-02-20T03:28:13.845-08:00A tecnologia e a escolaVamos conversar, trocar idéias e aprender juntos!Profª Marianahttp://www.blogger.com/profile/07604910257284543288noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-19710620727902019.post-62657623679161407662010-12-02T10:06:00.000-08:002010-12-02T10:09:50.456-08:00A tecnologia e a escola<br />Vivemos num mundo globalizado, onde o acesso as informações estão num clique dos nossos dedos, a escola é um local onde devemos proporcionar esse momento de conhecimento e envolvimento as tecnologias pois na maioria das vezes é somente nesse ambiente que o aluno terá acesso ou em outro caso esse aluno já convive com a tecnologia dos celulares, DVD, vídeo games e até do computador, ¨coisa que tiram de letra¨.<br />A televisão e o vídeo em sala de aula são os recursos didáticos bastante usados na prática do professor, mas na maioria das vezes como forma de entretenimento, sem planejamento prévio e acaba sendo usado como um mata tempo, esse recurso audiovisual pode ser utilizado de modo a aproveitar de forma alegre a tecnologia, com seus múltiplos recursos deve ser usado como forma de interação levando o aluno a apresentar mais interesse em aprender.<br />Mas tudo que é novo causa medo e insegurança e podemos observar a resistência de alguns professores em utilizar em suas aulas esses recursos, dizem que dá trabalho e que assim os alunos não aprendem, além disso algumas escolas não possuem local adequado, o professor prepara aquela aula e na hora o cabo sumiu, não acham a extensão e etc.<br />Seja qual for o empecilho ou as desculpas dadas temos que acompanhar o mundo e as suas mudanças, preparando os nossos alunos para enfrentar os obstáculos e as adversidades da sociedade digital, quem não acompanha essas mudanças é considerado analfabeto digital.<br /><br />Prof. RenataA tecnologia e a escolahttp://www.blogger.com/profile/13186710825588233140noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-19710620727902019.post-77705568835324633092010-12-01T08:29:00.000-08:002010-12-01T08:33:05.880-08:00<div align="center"><span style="font-size:130%;"><span style="color:#cc33cc;"><span style="color:#993399;">*Faça a diferença!!!*</span><br />A cada dia nos deparamos com novidades nesse mundo que se modifica tão rapidamente. Celulares, tvs, tecnologias que facilitam nossa vida, economizam tempo, diminuem distâncias...<br />Nesse cenário em constante transformação nos deparamos com a escola, a educação. Velhas práticas, velhos hábitos, muitas vezes com uma nova roupagem insistem em nortear nossa prática em sala de aula. Quantas e quantas vezes deixamos de fazer uma aula diferente, com uma apresentação de slides por exemplo, por medo, vergonha ou falta de preparo?<br />Problemas e desculpas acharemos aos montes, mas está na hora de mudar esse jeito de olhar e “botar a mão na massa”!!! Pesquise, peça ajuda, invente, tente fazer algo diferente. Todo começo, toda mudança é difícil,as vezes até meio desconfortável, mas o que realmente importa é tentar, buscar o melhor! Não existe fórmula mágica, nem um único caminho, o que cabe a cada um de nós educadores é fazer a diferença, sempre!!!<br /></span><span style="color:#993399;">Profª Mariana</span></span></div>Profª Marianahttp://www.blogger.com/profile/07604910257284543288noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-19710620727902019.post-28327772677413347702010-11-05T07:37:00.000-07:002010-11-05T07:50:52.650-07:00As tecnolçogias existentes na escola<div align="center"><br /><strong>As tecnologias existentes na escola</strong></div><p><strong></strong> </p><p><span style="font-size:130%;color:#006600;">Analisando o trajeto evolutivo da própria espécie , constatamos a inquietação do homem perante a sua própria natureza. Há milhares de anos atrás uma simples pedra lascada representou o que havia de mais moderno. Na atual conjuntura tecnológica, avaliar e classificar novas tecnologias se torna tarefa árdua, uma vez que a velocidade de inovação não garante tempo hábil para total domínio do que por hora já se encontra ultrapassado.<br />A contemporaneidade, também denominada (revolução) era digital tem se mostrado altamente excludente, não há tempo/período de adaptação aos que tentam adentrar nesse novo ambiente.<br />No âmbito escolar, quais consequências podem ser observadas diante a esse fenômeno?<br />Primeiramente devemos repensar o que é tecnologia...<br />Quanta tecnologia há em giz (carbonatos), em um grafite (carbono), em uma folha de papel (celulose)?<br />Convergente a essa perspectiva, outra questão a ser fomentada é: O quanto os recursos (julgados) ultrapassados foram explorados em sua amplitude?<br />Ainda que retrógrados os recursos tecnológicos do ambiente escolar (TV, vídeo/DVD, som, câmera fotográfica, data show, etc.) representam para muitos alunos oportunidade ímpar e ao mesmo tempo convêm ressaltar que muitas unidades escolares ainda lutam pelo direito a aquisição de recursos como esses que se caracterizariam como básicos diante a essa nova sociedade que se vê cada dia mais presa e dependente de toda a parafernália criada para suprir necessidades que a grande parcela da humanidade desconhece.<br /></span>Profº. Alexandre </p>A tecnologia e a escolahttp://www.blogger.com/profile/12894018128247616863noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-19710620727902019.post-8594836641575594932010-10-20T05:24:00.000-07:002010-10-20T05:35:31.318-07:00Internet como ferramenta educacionalEmbora o texto apresentado refira-se a educação em nível superior, observamos que o embasamento teórico também pode ser aplicado a educação básica, talvez com alguns ajustes nos objetivos e nas a atividades a serem desenvolvidas.<br /><span style="color:#ff0000;">Obs:</span>Outra questão a ser abordada seria reestruturação do ambiente escolar com a implementação de laboratórios de informática contemplando a toda rede minicipal.<br />Segue abaixo o link.<br /><a href="http://educaresaber.blogspot.com/">http://educaresaber.blogspot.com/</a>A tecnologia e a escolahttp://www.blogger.com/profile/12894018128247616863noreply@blogger.com0